O Criarte Escolar mantém a qualidade e o entusiasmo dos jovens. Uma iniciativa que tem suscitado interesse não somente da comunidade estudantil como de docentes e de todos quantos têm afeição pela arte e pela criatividade dos mais jovens. Uma acção que não tem passado à margem da própria comunicação social.

"A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior promove o “V Concurso de Pintura CRIARTE - Escolar”, cuja primeira apresentação teve lugar ontem no Jardim do Almirante Reis. O concurso, este ano com o tema: A Nossa Escola”, foi aberto a todas as escolas do Ensino Básico do I e II ciclos da referida freguesia, bem como ao Serviço Técnico de Educação para a Deficiência Auditiva /EB1C/PE-Prof.º Eleutério de Aguiar, ficando a cargo de cada um dos organismos escolares seleccionar três alunos para o representar, apresentando uma obra (uma pintura sobre tela com as dimensões de 1m x 0,70m). O material foi cedido pela Junta presidida por Alberto Casimiro.
Esta iniciativa estende-se a outros pontos da Região, estando agendadas exposições dos trabalhos concorrentes no Centro Cívico de Santa Maria Maior (Funchal) a partir de 1 de Junho, no Aeroporto Internacional da Madeira de 1 a 31 de Outubro e no Aeroporto do Porto Santo de 8 a 30 de Novembro",
In JM 28.05.2010.