A cobertura (telhados, etc.) de moradias continua a beneficiar de apoios. Este ano, já foram elaborados 53 processos de candidatura ao programa criado para auxílio às famílias mais carenciadas. Este programa é gerido pela Associação de Desenvolvimento (ASA), organismo que incorpora várias freguesias do concelho do Funchal.
O programa visa apoiar as famílias no que respeita à cobertura de moradias, cujas candidaturas podem ser apresentadas, durante todo o ano, nas Juntas de Freguesia. No ano passado (2009), a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior remeteu 92 processos de candidatura que tiveram uma correspondência positiva na ajuda à recuperação de habitações.
Os interessados devem dirigir-se à Junta de Freguesia a fim de serem instruídos dos vários documentos necessários para a abertura do processo de candidatura.